15 coisas que você faz errado na cozinha e nem sabe!



Você sabe cuidar bem de uma de uma cozinha? Sabe mesmo? Muitas vezes cometemos pequenos erros que não fazemos a menor ideia o quanto são prejudiciais. Coisas simples que não aprendemos com as nossas mães e avós mas que são valiosas! Ainda há tempo para aprender, veja nossas dicas e seja um expert em cozinha!


Dicas valiosas para nunca mais fazer nada errado na cozinha

1- Armazenar alimentos na geladeira

  • Nunca deixe enlatados abertos na geladeira, pois o alumínio em contato com o ar pode contaminar os alimentos. Passe sempre para um recipiente com tampa
  • Não deixe leite e outros lácteos nas prateleiras de baixo da geladeira. As prateleiras de cima são mais frias e conservam melhor os alimentos, as de baixo estão mais sujeitas à variação de temperatura.
  • Não guarde os ovos na porta da geladeira. Os ovos são alimentos muito perecíveis e as alterações frequentes de temperatura conseqüente do armazenamento na porta faz com que eles estraguem mais depressa.
  • Não guarde o pão na geladeira. Muitas pessoas pensam que assim ele dura mais, mas não é verdade. Se você quer que a sua durabilidade aumente, guarde no congelador. Quando for comer é só descongelar no forno, na torradeira ou no microondas.
  • Não guarde as cebolas fechadas na geladeira. Elas liberam gases que aceleram o apodrecimento dos demais vegetais presentes no eletrodoméstico. Só guarde as cebolas que já estão abertas, e sempre em um recipiente fechado.

2- Preparar alimentos

  • Sempre que for cozinhar macarrão, coloque bastante água na panela. Deixe sempre uns dois dedos de água acima da massa para que ela cozinhe bem e fique mexendo a massa durante a cozedura, não basta só jogar na água e escorrer.
  • Não é preciso adicionar óleo ou azeite na cozedura do macarrão. Basta colocar uma pitadinha de sal na água e pronto.
  • Não lave as carnes antes do preparo. Muitas pessoas têm esse hábito e pensam que é saudável: não é. Isso retira parte das proteínas presentes no alimento.
  • Ao preparar frango cru tenha muito cuidado com os utensílios utilizados, eles não podem ser compartilhados com nenhum outro alimento pois há risco de contaminação. Cuidado com a tábua, com as facas e pratos.
  • Não cozinhe demais os ovos. A lenda de que a gema mole faz mal já caiu por terra. Se você cozinhar demais a gema irá ficar esverdeada. O ovo deve ficar no máximo 10 minutos na água depois que ela levanta fervura.

3- Usar e lavar os utensílios de cozinha

  • Não use a mesma faca para todos os tipos de alimento. Para cortar legumes, o ideal são facas pequenas e amoladas. Para peixes, facas mais alongadas. Para carnes, facas mais grossas e pesadas. Cada uma delas facilita o trabalho do corte e evita contaminação.
  • A tábua de cozinha não deve ser lavada somente com água e detergente. É preciso fazer uma solução com um copo de vinagre e um copo de água, espalhar na tábua com um borrifador e deixar agir. Depois seque com um pano seco, só assim ela ficará realmente desinfetada.
  • Panos de prato precisam ser trocados com frequência pois eles armazenam muitas bactérias. E não é indicado deixá-los sujos nem misturar a lavagem na máquina com outras roupas comuns. O ideal é lavá-los com água quente.
  • Abandone aqueles lixinhos que ficam em cima da pia. Eles transmitem bactérias para toda a região onde você manuseia ou alimentos. O ideal é que você tenha um lixinho com pedal no chão e que ele seja pequeno, para você retirá-lo com maior frequência.
  • Retire toda a umidade da pia depois de lavar a louça. Ela ajuda a proliferação de bactérias e torna a faxina mais difícil depois. Seque toda a pia e passe um pano seco.



Comentar

12 − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.